Informativo

Brasileiros são os maiores usuários de redes sociais do mundo.

brasileiros nas redes sociais

Brasileiros nas redes sociais. Não é novidade que somos apaixonados pela internet e pela interação online. Essa paixão começou já no Orkut, lançado pela Google em 2004 onde o público tupiniquim dominou a rede social. Mas você sabia que também somos os campeões globais sobre o tempo gasto navegando nessas plataformas?

De acordo com uma pesquisa realizada em dezembro de 2017 ➊, o tempo que o brasileiro gasta navegando nas redes sociais é cerca de 60% superior ao da média mundial.

São mais de 3 horas diárias dedicadas apenas para visualização de conteúdo e interações nas redes sociais.

Outro estudo➋ aponta que este número continua aumentando! Embora a quantidade de usuários de internet no Brasil tenha se mantido em cerca de 139 milhões de pessoas durante um ano, a quantidade de usuários que entraram nas redes sociais aumentou 7% no mesmo período. Dos 130 milhões de brasileiros que utilizam o Facebook, 92% o fazem através do smartphone, percentual também maior do que a média mundial, de 88%.

Reputação no Orkut e Reações no Facebook. Duas funcionalidades que conquistaram os usuários.

“Rede Social é viciante justamente porque
nos dá algo que falta no mundo real:
imediatismo, direção e importância como indivíduos”

— David Amerland, autor e jornalista

Redes Sociais mais usadas

O Facebook continua sendo a rede social mais utilizada tanto por consumidores quanto empresas seguido bem de perto pelo Instagram, que é a rede social que tem apresentado maior crescimento. Por outro lado, o Snapchat está em último lugar, com a maior queda proporcional de usuários.

Presença de usuários e empresas nas redes sociais. Fonte: Social Media Trends 2018, Rock Content

Comportamento e consumo dos brasileiros nas redes sociais

Outro fator interessante é a influência que as redes sociais tem na hora de um consumidor tomar a decisão da compra. Confira estes números:

61% dos brasileiros levam em consideração avaliações e comentários sobre o produto compartilhado nas redes sociais.

40% dos brasileiros que fazem compra online usam as redes sociais como fonte de inspiração para compras.➌

61% é o crescimento da confiança de brasileiros nas redes sociais no intervalo de um ano. Variação é superior a todas as outras fontes de informação, incluindo televisão, governo e judiciário. ➍

Top 5 dos assuntos mais populares nas redes sociais: ➎

  • 58% – Notícias em geral
  • 53% – Humor
  • 48% – Filmes e séries
  • 44% – Cultura e entretenimento
  • 42% – Culinária, gastronomia e vida saudável

Gestão profissional de redes sociais

Ainda segundo a pesquisa Social Media Trends ➊, 49% das empresas ainda se consideram pouco ou nada eficientes nas redes sociais e aquelas que utilizam de gestão profissional para suas páginas nas redes sociais possuem resultados muito maiores do que os concorrentes. As empresas que utlilizam um calendário editorial definido, por exemplo, conseguem 2,2 vezes mais visitas nas redes sociais do que empresas que não adotam o recurso.

Vale lembrar que a DG UP oferece também serviços para suas redes sociais, com criação de mídias memoráveis e atraentes. Caso tenha interesse em aumentar o alcance do seu negócio e fortalecer sua reputação online, entre em contato conosco.

 

Fontes:
 ➊ Social Media Trends 2018, Rock ContentAgência We Are SocialTotal RetailICJBrasil, FGV SP
 ➎ Opinion Box

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *